sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ATIVIDADE 3.2: CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA A PRÁTICA

     Ao iniciar um conteúdo nas minhas aulas costumo lançar uma situação problema onde promovo um debate para que os alunos percebam a importância sobre o tema em questão. Por exemplo, para introduzir o conceito de matrizes e a adição entre elas.


Situação Problema:
     No Brasil, é considerada População Economicamente Ativa (PEA) aquela que constitui a força de trabalho do país, ou seja, todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, os autônomos, os empregadores, os voluntários, as pessoas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos (sacerdotes cristãos).
     Nas tabelas estão apresentadas informações acerca da PEA nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.


População Economicamente  Ativa
do Rio de Janeiro

População Economicamente  Ativa
de Belo Horizonte
Sexo
2001
2009

Sexo
2001
2009
Homens
2978
3198

Homens
1277
1510
Mulheres
2238
2688

Mulheres
1011
1413
  (Fonte: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=PD295&sv=19&t=sexo)

Debate:

     Observe as tabelas, como se comportou a população economicamente ativa de 2001 a 2009 nessas duas capitais brasileiras? Como representar graficamente cada uma das situações apresentadas? Que tabela representa a População Economicamente Ativa Total dessas duas capitais brasileiras?



Atividades:
1) Construa essas tabelas no Excel.
2) Elabore uma nova tabela que represente o População Economicamente Ativa (PEA) nessas duas capitais utilizando o Excel onde você deverá fazer a programação de cálculo para suas células.
3) Construa gráficos para essas tabelas, utilizando o Excel.
4) Crie um documento no Word e insira nele as tabela, os gráficos e faça a representação dessas tabelas utilizando a notação matricial e a representação da matriz soma entre elas.
Orientações:
     Essa atividade deverá ser resolvida em duplas, entregue à professora manuscrita em sala de aula e enviadas no e-mail da professora a ser divulgado em sala de aula.

Dificuldades observadas:

    Os alunos apresentaram dificuldade para elaborar fórmulas algébricas no Excel por desconhecimento do aplicativo.
    Quase todos os alunos apresentaram a atividade manuscritas e cerca de 30% apresentaram-na enviando as tabelas por e-mail em .xls.
   A professora fez plantão na escola para esclarecer dúvidas, porém, poucos alunos compareceram.

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