A atividade planejada (2.6) foi
aplicada na 6ª feira, dez de agosto, na EMEF Dona Chiquinha Rodrigues para duas
salas de 9ª série. Nessa escola os todos os alunos vão ao laboratório de
informática duas vezes por semana e são acompanhados por um professor
especialmente treinado para realizar atividades educativas tendo como recurso
as ferramentas do computador e a internet, portanto as nonas séries possuem
algum conhecimento sobre como efetuar pesquisas, digitação de textos e
confecção de slides.
No dia
anterior estive na escola para preparar os computadores e pude conhecer os
alunos. Eles demonstraram um comportamento indisciplinado e muito dispersivo,
por essa razão elaborei um texto intitulado "Pepsi-Cola" para
explicar o que é hipertexto e hiperlink, que lhes foi apresentado com uso de um
data show.
OBSERVAÇÕES:
- O texto apresentado aos alunos por mim casava com um projeto elaborado pelos professores da escola sobre Jogos Olímpicos.
- Os alunos sentaram-se diante dos computadores em duplas e se comportaram bem durante as explicações, todos atentos e em silêncio.
- Cerca de 60% dos alunos terminaram a atividade e dentre eles alguns foram além do que foi solicitado. Pediram orientações sobre como colocar os links no texto e perguntaram se era possível lincar palavras a arquivos do seu computador, figuras e vídeos da internet, se as figuras inseridas nos textos poderiam também receber links. Apenas uma dupla perguntou se era possível fazer links em slide de power point.
- Percebi que duplas vizinhas procuravam se auxiliar repetindo as explicações que eu havia dado o que facilitou a realização da atividade.
- Perguntei aos alunos o que eles acharam da atividade e do hipertexto. Eles gostaram e afirmaram que o hipertexto permitia encontrar as informações desconhecidas rapidamente e isso facilitava muito sua compreensão, no caso de trabalhos escolares poderiam obter todo o conhecimento sem muito trabalho.
- Cerca de 40% dos alunos não mostraram interesse, entraram na internet com atividade diferente da programada apesar dos meus pedidos para a realização do trabalho sobre hipertexto.
REFLEXÕES:
A
atividade programada e aplicada poderia ser complementada solicitando aos
alunos a criação de um texto e a sua transformação para hipertexto, como por
exemplo, uma redação sobre um dos esportes da Olimpíada, pesquisas sobre
medidas e áreas dos equipamentos esportivos com ilustrações, a importância da
prática esportiva para a saúde das pessoas entre outros, uma vez que Jogos
Olímpicos é um projeto que está sendo desenvolvido na escola que eu visitei.
CONCLUSÕES:
Acredito ser
possível utilizar a construção de hipertexto como recurso facilitador de
aprendizagens nos diversos componentes curriculares porém o professor deve ter
cuidado para que ele não se torne uma colcha de retalhos onde os alunos façam apenas o exercício de
copiar e colar. É necessário que o professor elabore com cuidado esse tipo de
atividade dando oportunidade ao aluno de selecionar e analisar textos,
reescrever e resumir informações para que dessa forma demonstre que adquiriu o
conhecimento, objeto da pesquisa, e desenvolveu as habilidades programas pelo
docente em seu plano de ensino.
(foto montagem com imagens pertencentes à professora Marly utilizando o site www.scrapee.net) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário